top of page

1. Objetivo Geral:

              Realizar o III Seminário Piauiense de Agroecologia e II Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte da Piauí, eventos que trazem uma abordagem do desenvolvimento rural sustentável propiciado pelo emprego dos princípios e práticas agroecológicas.

2. Objetivos Específicos:

  • Disseminar os princípios e práticas agroecológicas;

  • Fortalecer a agricultura familiar no estado do Piauí;

  • Promover o diálogo de saberes sobre agroecologia entre os vários atores do meio rural;

  • Divulgar as experiências agroecológicas dos diversos movimentos sociais;

  • Difundir os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da agroecologia;

  • Ampliar a percepção de agricultores/as, técnicos/as, pesquisadores/as, estudantes e demais participantes sobre a importância da aplicação dos princípios e práticas agroecológicas para o alcance do desenvolvimento rural sustentável;

  • Ampliar a produção estadual de produtos orgânicos;

  • Possibilitar a melhoria da qualidade de vida de agricultores/as, tornando a produção agropecuária sustentável.

3. Apresentação:

      Há mais de um século, em 1910, o então governador do Estado do Piauhy assinava o decreto número 444. No Capítulo Quarto, Art. 46, consta que “a cultura agrícola do solo da floresta nem sempre compensa os prejuízos que resultam: a) da perturbação que essa cultura traz a funcção da floresta, de reguladora da distribuição das águas pluviais; b) do facto das chuvas cahidas no solo sem a vegetação protectora rapidamente se escoarem em enxurradas, arrancando da terra o húmus fertilizante, excavando os montes e arrazando os valles com inundações e c) da multiplicação dos insectos nocivos às culturas florestaes” (ARZABE, 2003).

       Portanto, não são recentes as preocupações com a simplificação da estrutura do meio ambiente sobre vastas áreas, trocando a diversidade natural por um pequeno número de plantas cultivadas e animais domésticos, remontando a um período anterior à edição do primeiro livro de Ecologia, lançado em 1939 (Bio-Ecology, de Clements & Shelford).

         Porém o surgimento de consequências não previstas no modelo de agropecuária empregado a partir da revolução verde em meados do século XX, e a não consideração de tais problemas na reorientação das estratégias produtivas provocou, e continua provocando, pesados efeitos sobre o meio ambiente, com elevados custos sociais para a humanidade e perda de competitividade em longo prazo (EMBRAPA, 2006).

        Em contra partida a aplicação dos princípios e conceitos da Ecologia no ambiente agrícola (PRIMAVESI & PRIMAVESI, 2003), especialmente no manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis, permitiu o nascimento de um novo campo de conhecimento que reúne várias reflexões teóricas e avanços científicos, oriundos de distintas disciplinas, denominado, a partir da década de 80, como Agroecologia, cujo objetivo é o desenvolvimento rural sustentável e cuja unidade fundamental de estudo é o agroecossistema.

       O termo agroecologia, definido pelo viés etimológico, pode ser entendido como ecologia dos sistemas agrícolas (Agro + Ecologia). Foi cunhado para demarcar um novo foco, qual seja, o de orientar a agricultura à sustentabilidade, no seu sentido multidimensional, envolvendo a sustentabilidade econômica (potencial de renda e trabalho, acesso ao mercado), ecológica (manutenção ou melhoria da qualidade dos recursos naturais e das relações ecológicas de cada ecossistema), social (segurança alimentar e inclusão das populações mais pobres), cultural (respeito às culturas tradicionais), política (organização para a mudança e participação nas decisões) e ética (valores morais transcendentes) (EMBRAPA, 2006). Visando a autonomia do sistema agrícola e do produtor, tornando-o sujeito político pleno para uma sociedade democrática e sustentável.

       Portanto, na busca da disseminação dos princípios e práticas agroecológicas no Estado, entidades representativas de agricultores/as, instituições de ensino, pesquisa, extensão e a Comissão de Produção Orgânica do Piauí, todas imbuídas disseminar experiências de cunho agroecológico, anseiam pela realização da terceira edição do Seminário Piauiense de Agroecologia.

          O I Seminário Piauiense de Agroecologia que foi realizado em Parnaíba no período de 27/06 a 01/07 de 2011 teve como tema central “Biodiversidade em Sistemas Agrícolas”, e foi considerado um marco para a agroecologia no estado do Piauí, pois representou uma referência de trabalho articulado entre organizações governamentais e não governamentais com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da agroecologia no estado. O evento contou com a apresentação de 36 trabalhos científicos e participação de 308 inscritos de 08 Estados do Brasil.

              Em 2012 no período de 16 a 19 de agosto, na cidade de Esperantina, aconteceu a segunda edição do evento, que tratou do tema “Semeando agroecologia”, teve a participação de 362 inscritos, de 10 estados e contou com a apresentação de 132 trabalhos científicos.

          Em sua terceira edição o Seminário Piauiense de Agroecologia será realizado conjuntamente com o II Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte da Piauí na cidade de Cocal, no período de 01 a 04 de dezembro de 2016, espera-se a participação de 350 pessoas dentre agricultores/as, pesquisadores/as, estudantes e educadores/as. O evento terá como tema central “Agroecologia: construindo o desenvolvimento rural sustentável no Piauí”, tema escolhido levando-se em conta a importância e indispensabilidade da aplicação dos princípios e práticas agroecológicas por agricultores/as piauienses para a erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhoria dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e consequentemente para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais, bem como a iniciativa das instituições que compõem a Comissão de Produção Orgânica do Piauí – CPORg/PI de elaborar o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO/PI..

           Neste contexto a Comissão da Produção Orgânica do Estado do Piauí – CPOrg/PI e as instituições que a compõem buscam a realização da terceira edição do evento, como forma de fomentar a diálogo sobre o desenvolvimento rural sustentável entre agricultores/as, técnicos/as, educadores/as, pesquisadores/as e estudantes.

        Pretende-se, com a realização do III Seminário Piauiense de Agroecologia e o II Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte do Piauí, possibilitar, por meio do diálogo entre os diversos atores atuantes no meio rural do Estado, a disseminação dos princípios da agroecologia, além de divulgar as agriculturas de base ecológica e apresentar experiências agroecológicas exitosas e os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da agroecologia. Os objetivos serão alcançados por meio de 12 minicursos, 1 palestra e 6 mesas redondas onde serão abordados temas relacionados à agroecologia, visitas técnicas, feira de troca de sementes crioulas e apresentação de trabalhos científicos.

MENSAGEM

PROJETO EXECUTIVO

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page